Domingo, 1 de Agosto de 2010

Petição

Assinem a petição de 'MUDASTI' no dicionário!

(Deixa um comentário com primeiro e Último Nome, Localidade, Idade)

 

Mudasti:

Português, expressão idiomática, o mesmo que “muda de iced tea (trad: muda de chá

gelado)”. Imperativo, 2ª pes. sing.. No sentido lato: muda algo na tua vida; evolui; muda as

tuas ideias; corta com o passado; persegue os teus sonhos; mantém uma atitude positiva.

 

 

 

“Chegou o momento de impor uma nova ordem lexical!

A palavra Mudasti merece uma chamada no dicionário. Trata-se de uma palavra que se impôs

no léxico da nova geração e cujo significado já está enraizado na cultura popular portuguesa.

Como novo termo do Português moderno, Mudasti começou a ser utilizado em 2005, a partir

de um repto publicitário que incitava todos os portugueses a mudar de iced tea (chá gelado).

Rapidamente os portugueses se apoderaram da palavra, encontrando nela a definição ideal

para incentivar a mudança de um modo geral. Uma palavra curta e facilmente memorável,

que se tornou um incentivo para abandonar um passado pouco memorável e agarrar um futuro digno dos sonhos de cada um.

Hoje, são imensas as palavras insignificantes, com sentidos imperceptíveis, como “opidano”,

“ingresia” ou “exaurir” que se mantêm presentes nos dicionários da Língua Portuguesa.

Ao mesmo tempo, encontramos nos mesmos dicionários palavras que há muito gostaríamos

de ter deixado de utilizar como “crise”, “imposto”, “desemprego” ou “pobreza”.

Exigimos justiça.

Se palavras como estas têm um espaço no dicionário, MUDASTI merece o seu lugar!

Junta-te ao Movimento Mudasti no Dicionário e ajuda-nos a fazer justiça.

É um imperativo moral e linguístico.

 

 


  1. Ana Costa, 13, Baltar
  2. Mara Terroso, 14, Vila do Conde
  3. Sónia Costa, 12, Gandra
  4. Débora Caires, 15, Madeira
  5. Cláudia Silva, 12, Baltar
  6. Eduardo Costa, 12-13, Baltar
tags:
Comentário:
De loirinha a 1 de Agosto de 2010 às 22:17
Ana Costa , 13 , Baltar


De mara a 1 de Agosto de 2010 às 23:25
Mara Terroso , 14 , Vila do Conde


De Sónia Costa a 2 de Agosto de 2010 às 14:11
sonia costa, 12 anos, paredes


De déborαL.♥ a 2 de Agosto de 2010 às 15:46
Débora Caires, 15, Madeira


De loversmoda a 2 de Agosto de 2010 às 16:00
Ola :)

Passa no meu blog e participa na rubrica de hoje :D



Bejinhos


De Anónimo, com muito gosto. a 2 de Agosto de 2010 às 23:32
Sinceramente, acho isto uma plena estupidez. Quer dizer, agora se eu decidi-se 'inventar' uma palavra e fazer uma petição para que esta aparecesse no dicionário e se a petição tivesse sucesso - mesmo que a palavra seja completamente desprezível no nosso dia a dia - a palavra faria parte do dicionário de Língua Portuguesa. É completamente estúpido, e quem inventou isto ainda mais estúpido é. (é como a do acordo ortográfico - mas não vamos por tais caminhos.) É tudo uma questão de marketing para a marca, que ao que parece faz 'chantagem' com os consumidores, visto que eles oferecem 'prémios' a quem assinar a tal petição.
E acho que as pessoas de 13 e 14 anos - baseando-me no que está neste post - não têm plena consciência, nessa idade, do que estão a fazer. Imaginem-se num exame de Português, ou até no próprio trabalho, ao escreverem o texto incluírem lá no meio a palavra «mudasti»; eu sinceramente não vejo sentido neste tipo de iniciativas, e as mentalidades que participam neste tipo de coisas ainda têm muito que crescer. Tenho dito, é a minha opinião e peço que não me venham criticar dizendo que não pus o nome e que não dei a cara. É uma opção minha não por o nome, não quero que venham criticar depois para o meu blog. Passem bem. :)


De Giih a 3 de Agosto de 2010 às 15:48
Tens todo o direito de dar a tua opinião, mas não venhas aquí com esquisitisses de idades e essas coisas todas!

As pessoas que têm 13 a 14 anos são pessoas tal como tu, e tens que ter em mente que também já tiveste essa idade! E mesmo se for aprovado pela Língua Portuguesa a palavra Mudasti no dicionário,não a uses! ''não gostas, não comas''!
Não é chantagem, que o Nestea faz, é sujestões para multivarem as pessoas a assinarem a petição. Se não quizeres assinar a petição não assines, ou seja chantagem era como se fosses obrigada a assiná-la!

E sim, temos crescer tal como tu! Se fosses uma pessoa que assumisse o que faz, ou o que diz, conserteza que punhas o teu nome e não ninguém te vai criticar pela tua opinião e digo e repito, ''Não gostas, não comas!''

Deixa as pessoas serem feliz da maneira que querem! A tua opinião, é tua, ainda bem que em cada 5 pessoas só 1 é como tu!

Senão, Portugal estava mesmo perdido.

''Tenho dito, é a minha opinião''...


De Okay, então eu ponho nome: Filomena a 3 de Agosto de 2010 às 20:40
Eu não vim com esquisitices de idades nenhumas, mas muitos dos adolescentes com essa idade ainda não passaram por muitas das experiências que a vida lhes proporciona para terem mentalidade suficiente para aderir a este tipo de iniciativas. Quero eu dizer, não têm idade suficiente para beber mas já podem assinar petições deste significado? Não que as duas coisas tenham alguma coisa a ver, mas quer dizer, eu penso que faça sentido.
E não é uma questão de "não gostas, não comes" eu, sinceramente, não vejo qual é lógica desta palavra estar no dicionário; Sinceramente, digam-me, qual é a diferença que vai fazer? Por mim, podem usa-la no dia-a-dia a falar uns com os outros, mas na minha opinião o dicionário de Língua Portuguesa é uma das coisas em que não devemos mexer, a não ser que seja algo importante. Quer dizer, de há uns anos para cá começou-se a usar a palavra 'Fixe', podemos usa-la seja na escrita ou na fala - com os nossos amigos ou parentes - mas acho que não faria sentido nenhum se essa palavra entrasse para o dicionário. Certo?
Todo o consumidor tem direito à sua palavra, e à sua privacidade não é por não por o meu nome que deixo de ter direito a opinião; Penso eu.
E sinceramente eu nem estava aqui para 'ofender' ninguém, eu apenas critiquei esta iniciativa, como tenho direito a fazer.
E tenho que discordar contigo quando me dizes que se houvesse mais pessoas como eu, Portugal estaria perdido.
Mas como citas-te e bem cada um tem a sua opinião e eu não estou aqui para ofender ninguém por isso peço que da vossa parte me seja dado o mesmo tratamento.
Obrigado.


De Giih a 3 de Agosto de 2010 às 21:09
Então, se não vai fazer diferença, porque estás assim, tão contrangida??

Aquí não se trata de 'dar o mesmo tratamento' sinceramente acho que cada um tem o direito de dar a sua opinião, mesmo sendo o contrário da minha, és tratada de igual forma !

E desculpa lá, se disse alguma coisa que te ofendeu, mas não é por mal.

E se há coisa que eu não gosto nos portugueses é a ignorância com que vocês tratam as pessoas.

Espero que compreendas a nossa parte!


De Filomena a 3 de Agosto de 2010 às 21:17
Então mas se não faz importância 'bora lá' por montanhas de palavras no dicionário. Por amor de deus, isso não é justificação.

E já agora, gostava de saber de que ignorância é que falas. :)


De Giih a 5 de Agosto de 2010 às 18:54
Olha, fica com a tua ideia, que eu fico com a minha!

E sim os portugueses são muito ignorantes! Na maneira que falam, mas isso é uma opinião minha!!
Tchau aí


De Filomena a 6 de Agosto de 2010 às 00:48
Quando não sabemos do que falamos sai asneira minha querida. Ainda tens muito que aprender pela vida fora e vais ver que dar importância a este tipo de iniciativas que não aquecem nem arrefecem vai ser uma coisinha insignificante.
Cito e repito o que me disse: fica com a tua ideia, eu fico com a minha.


De Anónimo a 3 de Agosto de 2010 às 21:14
claudia silva 12, baltar


De EduardoPotter™ a 7 de Agosto de 2010 às 11:09
Eduardo Costa, 12 (quase 13), Baltar


Comentar post

ღ Mais sobre Beleza Total

ღ Pesquisar Neste Blog

 

ღ Arquivos

Julho 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Agosto 2009

ღ Pedidos

● [Em breve]
● [Em breve]
● [Em breve]

ღ Posts Recentes

Passatempo no NG

Amanha...

Vídeos Ajuda- O melhor Bl...

Fotos da Visita de Estudo

Visita de Estudo

ღ Mais Comentados